Descubra por que os gatos comem capim, os benefícios dessa prática natural e quando você deve se preocupar. Um guia completo para tutores de felinos.

Já notou como seu gato de repente para no meio do jardim e começa a mastigar umas folhinhas de capim? Achei isso super estranho na primeira vez que vi meu gato fazendo isso. Quer dizer, gatos não são carnívoros? O que eles estão buscando naquelas plantinhas verdes?
Pois é, esse comportamento é mais comum do que imaginamos. Quase todos os bichanos fazem isso em algum momento. E não, eles não estão ficando vegetarianos de repente! A ciência tem descoberto que esse hábito vai muito além daquela velha história de “ah, ele tá comendo capim porque tá com dor de barriga”.
O que descobriram sobre esse comportamento
Uma pesquisa bem interessante da Universidade da Califórnia mostrou números que surpreenderam até os veterinários. Imagina que mais de 70% dos gatos estudados comiam plantinhas pelo menos seis vezes por dia! E olha só: mais de 60% chegavam a mastigar capim dez vezes ou mais todos os dias.
O mais curioso? A grande maioria desses gatos estava com a saúde perfeita! Nada de problemas digestivos ou algo do tipo. Então, aquela ideia de que eles só procuram o verde quando estão passando mal não se sustenta mais.
Meu vizinho sempre diz que sua gata Mia “parece uma vaquinha” de tanto que pasta no jardim. E a bichana está aí, com seus 12 anos, saudável que só.
E afinal, por que eles fazem isso?
Comer um pouquinho de capim traz vários benefícios naturais para nossos amigos de quatro patas. Ajuda no funcionamento do intestino, melhora a digestão e até serve como um vermífugo natural. É tipo um complemento vitamínico que eles mesmos buscam quando sentem necessidade.
Além disso, as fibras do capim ajudam a “varrer” o sistema digestivo, facilitando a eliminação de bolas de pelo ou alguma coisa que não caiu bem no estômago. Já viu como às vezes eles comem capim e logo depois vomitam? Não é que o capim fez mal – pelo contrário, ele ajudou a expelir algo que já estava incomodando.
Quais plantas são seguras?
Agora, cuidado! Nem toda plantinha do seu jardim é segura. Tem muita planta ornamental que é tóxica para os bichanos. Por isso, se seu gato gosta de uma verdurinha, é legal oferecer opções seguras:
- Sementes de trigo germinadas (o famoso “cat grass”)
- Alfafa
- Centeio
- Alpiste (sim, aquele dos passarinhos!)
- Erva-cidreira
Aqui em casa, eu cultivo um vasinho de grama de trigo específica pra gatos. Comprei as sementes na agropecuária por uma merreca e meu gato adora. É até engraçado ver como ele fica animado quando coloco o vaso perto dele.
Quando devo me preocupar?
Embora seja normal, existem situações em que esse comportamento pode indicar problemas. Fica de olho se seu gato:
- Vomita toda vez que come capim (uma vezinha ou outra é normal)
- Está com diarreia que não passa
- Perdeu o interesse pela comida normal
- Parece abatido ou muito diferente do normal
Se você notar algo assim, melhor dar um pulinho no veterinário. Às vezes, o que parece uma simples preferência por plantinhas pode ser um sinal de que algo não vai bem.
Dicas para lidar com o gato “vegetariano”
Se seu gato é fã de uma verdurinha, aqui vão algumas dicas:
Cultive um vasinho especial só pra ele. Fica mais seguro e você não perde suas plantas decorativas para as mordidas felinas. Acredite, gatos não respeitam muito as fronteiras do paisagismo!
Não deixe que ele tenha acesso a plantas desconhecidas. Melhor prevenir do que remediar, né?
E lembre que, por mais que seu gato ame um verdinho, a base da alimentação dele continua sendo proteína animal. Aquele papo de “virou vegetariano” é só brincadeira mesmo, tá?
Uma última coisinha: cada gato tem sua personalidade. O meu, por exemplo, tem dias que só olha para o capim com cara de nojo. Em outros, parece que está tentando bater o recorde mundial de consumo de gramíneas. Vai entender… É por isso que a gente ama esses bichinhos imprevisíveis!
E aí, seu gato também curte um lanchinho verde de vez em quando?