Conheça o Ashera, o felino mais valioso do planeta, suas características únicas e outras raças exclusivas. Descubra o que torna esses gatos tão especiais e valiosos!

Você já parou pra pensar no que torna um gato realmente especial? Não falo só daquele jeitinho único do seu bichano te acordar às 3h da manhã pisoteando sua cara. Falo de raças que valem mais que um carro zero!
Entre as 71 raças de gatos que existem por aí, algumas são tão exclusivas que chegam a custar uma pequena fortuna. E não estou exagerando nem um pouquinho.
Conteúdos desse post:
O Ashera: o gato que custa mais que uma casa
Se você acha que gastar mil reais num filhote é caro, prepare seu queixo pra não cair muito forte. O Ashera, considerado o gato mais caro do mundo, pode custar entre 50 mil e 100 mil dólares. É isso mesmo que você leu – dólares!
Esse bichano não é seu gatinho comum. É praticamente um mini-leopardo pra chamar de seu. Imagine um felino que pode chegar a 1,50 metro de comprimento e pesar até 15 quilos passeando pela sua sala. Dá pra confundir com uma pequena onça, né?
O Ashera é fruto de cruzamentos bem sofisticados entre espécies selvagens e domésticas. O resultado? Uma criatura linda de viver que parece ter saído de um documentário da National Geographic, mas que ronrona no seu colo.
O que torna esse gato tão especial?
Além daquela carinha selvagem com manchas que lembram um leopardo, o Ashera tem umas orelhinhas bem pontudas e uma pelagem que mistura tons de marrom ou bege-claro com manchas pretas. Ah, e tem até versão hipoalergênica para quem espirra só de pensar em pelos de gato!
Mas o fator que realmente dispara o preço é sua raridade absurda. O bichano é estéril, ou seja, não pode se reproduzir naturalmente. Nascem apenas cerca de 100 mil exemplares por ano no mundo todo. Pra você ter uma ideia, isso é pouquíssimo no universo felino!
Outros gatos que custam um dinheirão
Se o Ashera está fora do seu orçamento (como está do meu, confesso), existem outras opções de gatos chiques que também impressionam.
O Savannah, por exemplo, pode custar entre 10 e 50 mil reais, dependendo da sua “geração”. Esse grandalhão chega a 70 centímetros de altura – quase um cachorro de porte médio! É dividido em gerações de F1 a F4, sendo o F1 o mais selvagem e caro.
Já pensou num gato sem pelo? O Sphynx parece ter saído de um filme de ficção científica com sua pele cheia de dobrinhas. A partir de 3 mil reais, você leva pra casa esse bichano super carinhoso que mais parece um ET fofo. E o melhor: sem pelos pra grudar na sua roupa preta!
E tem ainda o Scottish Fold, aquele gatinho com cara de ursinho de pelúcia e orelhinhas dobradas. Por uns 5 mil reais, você ganha um companheiro curioso e brincalhão que todo mundo vai querer apertar quando visitar sua casa.
Mas peraí, vale mesmo a pena?
Antes de você começar a fazer as contas pra ver se consegue parcelar um desses bichinhos caros, é bom pensar em alguns detalhes. Ter um gato de raça não é só desembolsar o valor inicial.
Esses felinos geralmente precisam de um espaço maior para se exercitar, comida especial (que não é baratinha, viu?), visitas regulares ao veterinário e um ambiente cheio de estímulos. E convenhamos, de que adianta ter um gato caríssimo se você não tem tempo pra dar carinho pro bichinho?
Um amigo meu comprou um gato de raça e só depois descobriu que o apartamento dele era pequeno demais para as necessidades do animal. No final, acabou tendo que se mudar pra um lugar maior! “Foi praticamente o gato que escolheu onde eu ia morar”, ele sempre brinca.
O que realmente importa
Olha, não vou mentir: esses gatos são impressionantes. Mas sabe o que é mais legal? Ver o animal feliz e saudável, seja ele um vira-lata caramelo que você adotou na feira ou um Ashera de 100 mil dólares.
No fim das contas, o que importa mesmo é o amor e a dedicação que você dá pro seu bichano. E isso, graças a Deus, não tem preço nem raça definida.
Você já conhecia alguma dessas raças? Ou melhor, já tinha ideia que existiam gatos que custam mais que muitos carros por aí? Pois é, o mundo dos felinos é bem mais diverso (e caro) do que muita gente imagina!