Conheça tudo sobre o Beagle: personalidade, características físicas, cuidados e dicas para uma vida feliz com esse cachorro alegre e carinhoso. Guia completo para tutores!

Quem nunca se derreteu com aquelas orelhinhas caídas e o olhar pidão de um Beagle, não é mesmo? Esses cachorros são um verdadeiro pacote de alegria e energia que cabe direitinho no coração da gente. Tenho um amigo que sempre brinca dizendo que adotou um Beagle, mas na verdade foi o cãozinho que o escolheu!
Esses peludos são pura simpatia. São super amigáveis com todo mundo – crianças, adultos e até com outros bichinhos. Mas olha, não se engane com aquela carinha fofa. Por trás daquele olhar inocente existe uma personalidade e tanto! São teimosos como uma mula empacada às vezes. Meu vizinho tem um Beagle chamado Fred que decidiu que ninguém mexe na tigela dele, e pronto, virou lei na casa.
Dá pra reconhecer um Beagle de longe. As orelhas enormes e caídas são a marca registrada deles. E aquela pelagem? Um charme só! A maioria é tricolor – uma mistura de preto, marrom e branco que parece ter sido pintada à mão. Ah, e tem uma coisinha engraçada: todos eles, sem exceção, têm a pontinha do rabo branca. Parece até que mergulharam só a ponta em tinta!
Conteúdos desse post:
Qual o tamanho do seu companheiro?
Você sabia que existem dois “tipos” de Beagles? Os americanos são mais baixinhos e fofinhos, com cerca de 33 a 38 centímetros de altura. Já pensou num pão de queijo com pernas? Pois é mais ou menos isso! Já os ingleses são maiores, chegando a 40 centímetros, e um pouquinho mais robustos.
E aquele temperamento, viu? Meu Deus! São cães que transbordam alegria por todos os poros. Mas te falo uma coisa: detestam ficar sozinhos. Sério mesmo! Se você trabalha fora o dia todo, melhor pensar duas vezes. Eles podem desenvolver uma ansiedade danada e, acredite, você vai saber disso pelos móveis roídos e aquele uivo característico que parece um lamento de dar dó.
Por falar em barulho, já ouviu o famoso “arooooo” do Beagle? É tipo a assinatura sonora deles. Não é bem um latido, nem um uivo comum. É algo único que, dependendo do motivo, pode até parecer que estão conversando com você!
Cuidando do seu companheiro
Agora, se você já tem ou está pensando em ter um Beagle, anota aí algumas dicas. Primeira coisa: escove esse pelo todo dia. “Mas ele tem pelo curto!”, você deve estar pensando. Pois é, mesmo assim soltam pelo que não é brincadeira! Uma escovada rápida já ajuda bastante.
E aquelas orelhonas lindas? Então, elas precisam de atenção especial. Como são caídas e compridas, tendem a acumular umidade e virar um paraíso para infecções. Uma limpadinha regular salva de muita dor de cabeça (e de orelha também!).
Outra coisa que não dá pra esquecer: Beagles amam comer! E quando digo amar, é amar mesmo. Eles são verdadeiros aspiradores de comida. Se deixar, comem até estourar. Por isso, fique de olho no peso deles. Um Beagle gordinho pode desenvolver problemas sérios nas articulações, sem contar outras complicações de saúde.
Vida em apartamento dá certo?
Muita gente me pergunta se Beagle combina com apartamento. Olha, dá sim, mas com algumas condições. Sem passeios diários, esquece! Eles têm tanta energia acumulada que precisam gastar, senão vão “redecorar” sua casa inteira. Uma caminhada de manhã e outra no final da tarde já ajuda bastante.
Pra quem mora em apê, outra dica de ouro é investir em brinquedos de inteligência. São ótimos pra manter a cabecinha deles ocupada quando você não está por perto. Um pouquinho de treino pra controlar aquele latido e uivo também cai muito bem, seus vizinhos vão agradecer!
E a teimosia? Ah, essa é clássica! Beagles são descendentes de cães de caça – foram criados pra seguir rastros com determinação. Isso significa que quando colocam algo na cabeça, meu amigo… é difícil de tirar! O segredo é começar o treinamento bem cedinho, ainda filhote, sempre com muito carinho e recompensas. Bronca não funciona não, viu? Eles ligam o modo “não tô nem aí” na hora.
Mas olha, apesar de todas essas particularidades (ou talvez por causa delas), os Beagles são companheiros incríveis. Aquele amor incondicional, a lealdade e a alegria que eles trazem pra casa não tem preço. Se você tá afim de ter um amigo que vai te fazer rir todos os dias, que nunca vai te julgar e que vai te receber como se você fosse uma celebridade toda vez que chegar em casa, um Beagle pode ser a escolha perfeita.
No fim das contas, eles são como aquele amigo bagunceiro que às vezes te tira do sério, mas que você não consegue ficar bravo por muito tempo. É só olhar pra aquela carinha e pronto – tudo perdoado!